Blog

6 PASSOS PARA EVITAR BURLAS NO ARRENDAMENTO DE FÉRIAS

Todos os anos centenas de pessoas começam as férias da pior maneira: descobrindo que a casa que escolheram, e sinalizaram, na net não existe… ou existe mas nunca esteve para arrendamento. Para os burlões é fácil anunciar na internet, recorrendo a sites normalmente "pouco confiáveis", e chamar a atenção das famílias que procuram passar uns dias de descanso numa casa ou apartamento, longe da azáfama do dia-a-dia.

As técnicas usadas passam muitas vezes por encontrar imóveis para venda nos sites imobiliários, copiar as imagens, usar localizações falsas em destinos turísticos muito procurados, atribuir preços muito competitivos para as respetivas localizações, elaborar descrições convincentes e apostar essencialmente em "apanhar" aqueles que deixam as decisões para mais perto da época alta. Depois o processo é simples: os interessados contactam para avaliar a disponibilidade e, perante a oportunidade, é-lhes pedido que transfiram um sinal para efetuar a reserva. O restante será pago à chegada ao imóvel… o problema é que nesse dia, o primeiro e aguardado dia de férias, ninguém atenderá o telefone ou comparecerá no local combinado para entregar as chaves.

Esta aventura acaba normalmente numa esquadra de policia e com um de dois desfechos: ou se dão as férias por encerradas, e toda a família regressa a casa, ou se procura uma solução de última hora… normalmente de má qualidade e preço muito elevado. Para evitar passar por isto aconselhamos que tenha alguns cuidados:

- Verifique as fotos do imóvel com cuidado. Se encontrar marcas de água de imobiliárias, ou cartazes de venda no exterior, tenha muito cuidado!! Procure no site da respetiva agência imobiliária e se encontrar o imóvel ligue para o Consultor responsável. Pergunte-lhe se o imóvel é usado para arrendamento sazonal. Caso a resposta seja afirmativa peça-lhe para identificar os responsáveis pela gestão de arrendamento do imóvel, assim poderá confirmar se está tudo conforme quando fizer a reserva. Se não encontrar o imóvel mas encontrar a imobiliária da marca de água também vale a pena ligar e perguntar se tem alguma informação útil.

- Verifique a antiguidade e feed-back do anunciante. Muitos sites oferecem a possibilidade de saber há quanto tempo o anunciante promove produtos online. Caso se trate de um utilizador muito recente e sem feed-back aumente o nível de alerta. Veja se tem outros produtos e procure saber se existe alguma coerência no tipo de oferta.

- Sempre que tenha acesso a contactos (telefone, email ou nome) do anunciante experimente “googlar” esses contactos. Veja os resultados e desconfie se nada aparecer, quem faz do arrendamento sazonal uma atividade séria deixa sempre rasto na internet. Pode também utilizar as redes sociais para procurar pelo nome, localidade ou email.

- Compare o preço pedido com os preços de mercado. Utilize sites profissionais e credíveis no arrendamento sazonal (tais como o Rentália ou o Homeaway ) para fazer um estudo de mercado. Procure perceber quanto pedem por um imóvel com as mesmas características na mesma localização. Se a diferença for significativa desconfie… nenhum arrendatário vai “desvalorizar” o seu produto com boas intenções.

- Antes de efetuar a transferência peça um comprovativo de morada do imóvel. Se não encontrou indícios de fraude e está na hora de pagar experimente pedir um comprovativo de morada (uma fatura de água, eletricidade, tv cabo, etc…) ao anunciante. Se de facto essa pessoa for a proprietária, ou estiver mandata pelo proprietário, não terá qualquer dificuldade em enviar-lhe esse documento.

- Peça a um amigo para tentar marcar as mesmas datas. Depois de enviar o email ou efetuar a chamada a fechar negócio, e antes de fazer a transferência, peça a um amigo que ligue ou responda também ao anúncio solicitando uma reserva para o mesmo imóvel e para datas coincidentes. Se estiver disponível, e se o anunciante nem sequer hesitar ou mencionar outros compromissos, já sabe que está perante alguém pouco sério.

Estes são apenas alguns conselhos, mas o maior conselho que lhe podemos dar é: fale sempre com profissionais e empresas reputadas. Essa é a sua maior garantia de umas boas férias. 

por Paulo Silva - Copyright RealtyArt SA