Blog

QUANTOS M2 COMPRAM 100.000 EUROS NO ALGARVE?

Algumas alterações importantes aconteceram no nosso índice de preços “100 M2 de imobiliário no Algarve” durante os últimos 12 meses.
 
A tendência de um Algarve “a duas velocidades” sai reforçada da variação de preços verificada neste pequeno estudo. Por um lado registamos fortes subidas de preços, nos concelhos de Silves, Albufeira e Portimão. Do outro lado "da medalha" temos uma tendência de desvalorização, ou pelo menos de ajustamento dos preços, que se verifica nos concelhos de Lagoa, Faro, Loulé e Lagoa. 
Para este índice foram usados os preços médios por m2 praticados nas zonas, considerando a carteira de imóveis da CENTURY 21 Realty Art, os preços dos imóveis anunciados online por empresas e particulares, bem como os preços dos imóveis vendidos nos respetivos concelhos. 
QUANTOSM2DUPLO2017JUN1_20170607.png
Do estudo sobressai Albufeira como o concelho com o preço por M2 mais elevado do Algarve nesta altura. Este dado acaba por fazer ainda mais sentido quando a estes números juntamos outro: foi em Albufeira que o stock de imóveis para venda mais caiu nos últimos 6 meses. No total a oferta imobiliária do concelho é hoje 25% inferior à oferta que existia em Janeiro. 
 
Apesar das subidas em algumas zonas, no geral, e contabilizada a média dos 7 concelhos avaliados, está mais barato comprar no Algarve. No entanto estes números têm um factor oculto que pode ajudar a entender melhor este fenómeno que para muitos pode constituir uma surpresa num mercado em ebulição: os melhores apartamentos, aqueles que despertam mais atenção aos compradores internacionais, têm vindo aos poucos a sair do mercado... contribuindo para explicar uma "baixa do preço por M2" em alguns concelhos.
por Paulo Silva - Copyright CENTURY 21 Realty Art