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MENOS RUÍDO É MAIS DINHEIRO PARA O PROPRIETÁRIO

Poucas regras económicas têm a força da “Lei da Oferta e da Procura”. A escassez de um bem determina que o seu valor de mercado seja mais elevado. No imobiliário esta regra não é exceção, contudo muitos proprietários parecem ignorá-la quando optam por entregar o seu imóvel para promoção em várias imobiliárias ao mesmo tempo.
Sempre que o mercado imobiliário “anima” registamos um “boom” no número de imobiliárias, muitas à procura de “dinheiro fácil”, e quase todas com o mesmo argumento de promoção: exportação para vários portais imobiliários. Uma vez que vivemos numa altura de abundância de compradores não será difícil que essa exportação gere os contactos necessários para que existam, pelo menos, visitas.
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O problema é que várias imobiliárias a exportar o seu imóvel para vários sites contribuem para alterar, de forma prejudicial aos interesses do proprietário, o equilíbrio entre Oferta e Procura. Tudo isto é agravado ainda pelos acordos existentes entre alguns desses “portais agregadores de imóveis”, que partilham bases de dados, duplicando a já mais do que multiplicada oferta. No final o resultado pode ser desastroso. Ao comprador chega a ideia de que existem vários imóveis para venda, como tal pode surgir a tendência de adiar a decisão de compra ou de negociar o preço, oferecendo menos do que o real valor do bem.
Esta oferta artificial carrega ainda consigo outro problema sério. Muitos dos compradores com maior poder de compra no mercado atual são os chamados “baby boomers”, a Geração nascida após a 2ª Guerra Mundial, habituados a um mercado imobiliário transparente e com pouca tecnologia. Imagine como reagem estes compradores a imóveis repetidos, com informações contraditórias, preços e descrições diferentes! Muitos ficam assustados e fogem do negócio. Na verdade, os compradores que melhor lidam com este cenário são aqueles a quem ele serve: especuladores e investidores, que entendem a vantagem que podem tirar desta oferta artificial e tentam conseguir um melhor negócio, sacrificando mais-valias por parte do proprietário. Na prática são eles quem retira mais vantagens do caós no mercado.
 
Nada serve melhor os interesses do proprietário neste mercado do que preservar a escassez do produto. Ao entregar a responsabilidade de promover o seu imóvel a uma só imobiliária está a garantir que este será visível para a esmagadora maioria dos compradores, uma vez que as principais imobiliárias exportam os seus imóveis para os portais mais importantes, e partilham com todos os profissionais do ramo, conseguindo gerar um valor acrescentado na venda... pense nisto!
 
por Paulo Silva - Copyright RealtyArt SA